Utilizando processos normalizados com base nas principais normas internacionais de gestão, a LCR desenvolve projetos personalizados para acompanhar a mudança de filosofias, processos e estruturas que permitem às organizações se adaptarem com rapidez às novas tecnologias, mercados e desafios impostos pelos seus clientes, através de:
- CONSULTORIAS/ASSESSORIAS:
Na consultoria de implantação de gestão empresarial, a LCR utiliza metodologias que se adequam a organizações de grande, médio e pequeno porte, dos mais diversos setores de atividade, contando com consultores com vasta experiência e a utilização da metodologia denominada Desenvolvimento Organizacional (DO).
Como qualquer estratégia educativa, a metodologia de Desenvolvimento Organizacional (DO) pretende que não só os seus efeitos (ganhos de aprendizagem organizacional), mas o próprio processo de aprender seja internalizado. Assimilar os resultados e aprender a aprender constituem o que se chama de institucionalização, que significa a incorporação definitiva da capacidade de se auto-renovar e constitui a principal vantagem oferecida pela Consultoria/Assessoria,pressupondo:
- a incorporação definitiva dos conceitos, métodos, técnicas e ferramentas trabalhados à cultura da organização
- a formação de agentes internos que passem a fazer o papel dos consultores externos
- a fixação do processo de auto-renovação pelo uso continuado da metodologia
Esta capacidade pode ser aceita como institucionalizada a partir do momento em que o DO deixa de ser visto como um programa de atividades especiais, conduzido pela consultoria, e passa a ser parte natural e própria da organização, como uma maneira de viver e resolver os problemas organizacionais.
- TREINAMENTOS :
A LCR oferece experiência nos mais diversos setores de atividade, com profissionais aptos a desenvolver e adaptar as atividades de treinamento para o desenvolvimento e reciclagem de pessoas, adequadas às necessidades específicas de sua organização.
A importância da aprendizagem individual para a aprendizagem organizacional é ao mesmo tempo óbvia e sutil. Óbvia porque todas as organizações são compostas por indivíduos; sutil porque as organizações podem aprender independentemente de qualquer indivíduo específico, mas não independentemente de todos. Podemos pensar em aprendizagem organizacional como uma metáfora derivada de nossa compreensão da aprendizagem individual, que abrange dois significados:
- aquisição de habilidades ou know-how: capacidade física de produzir alguma ação
- aquisição de know-why: capacidade de articular uma compreensão conceitual de uma experiência
O know-how profissional é desenvolvido mais rapidamente através de repetidas exposições à complexidade de problemas reais. O treinamento no trabalho e a pressão dos colegas pode forçar os profissionais para o topo de sua pirâmide do conhecimento. Se forem adequadamente supervisionadas, desenvolvem também um maior sentimento em profundidade para as interações dos sistemas (know-why) e se identificam mais com a empresa e com suas metas (care-why).
A preocupação da LCR não é somente a de repassar conhecimentos, mas fomentar a implementação de conceitos pela transferência de tecnologia, utilizando metodologias apropriadas no desenvolvimento e na aplicação dos treinamentos.
- AUDITORIAS:
A LCR realiza avaliações independentes para organizações que necessitam conhecer a adequação e conformidade de seus sistemas de gestão baseados em diversos padrões normativos, tais como ISO 9001, ISO/IEC 17025, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, entre outras. A metodologia utilizada pela LCR para auditorias é apoiada em normas e padrões internacionais de auditoria de sistemas de gestão, contando com informações permanentes provenientes dos principais
organismos certificadores que atuam no país.
São prestados, ainda, serviços a organizações que desejam:
- terceirizar suas auditorias internas
- avaliar seus fornecedores (auditorias de 2ª parte)
- conhecer sua conformidade em relação à legislação ambiental e às normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho