O que faz o diferencial competitivo de uma organização, independente de sua área de atuação ou do tamanho, são as pessoas que nela trabalham.
O principal diferencial competitivo que as empresas precisam identificar e ter clareza de definição estão em como conseguir, manter e utilizar, de forma eficiente a inteligência de seus COLABORADORES.
Isso pressupõe um processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos membros de uma organização voltados para fazer a gestão de pessoas, e não só trabalhar os recursos humanos.
É fundamental trabalhar este ativo essencial proporcionando liberdade para criação, identificação, integração, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.
O segredo não está em deter o conhecimento nas mãos de poucos, e sim difundi-lo em toda organização. O segredo das empresas bem sucedidas tem sido conquistar as pessoas que têm conhecimento, motivá-las, recompensá-las e retê-las na organização.
O capital intelectual das empresas é o capital humano, e é possível mudar a empresa, através da criação de valor, lapidando o diamante bruto, tornando o patrimônio da empresa mais valioso. É fato, que cada pessoa agrega valor aos processos e produtos da empresa.
São as pessoas que cumprirão a missão da empresa, e a levarão até sua visão de futuro, manterão seus valores culturais e darão sustentação aos seus processos de desenvolvimento. É importante gerenciar as pessoas, e desenvolver maneiras de se trabalhar a economia do conhecimento, criar meios para medir e converter o conhecimento em lucros.
Ainda perdura em muitas empresas uma cultura ultrapassada a respeito de seus funcionários. As pessoas são consideradas como centro de custos, como despesas fixas que comprometem o orçamento da empresa. Mudar a empresa por meio das pessoas exige necessariamente uma reformulação na administração das Pessoas.
É preciso ver os colaboradores com o coração. Ninguém sozinho é melhor ou pode mais que todos juntos, SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA!