O que faz o diferencial da boa gestão não é o tipo de sistema que a empresa implanta, seja ele voluntário ou requisito regulamentar.
A diferença se faz nos métodos que são utilizados e pelo princípio do comprometimento e do envolvimento. Um sistema está fadado ao sucesso quando a direção da organização entende a sua necessidade e estabelece o comprometimento com o seu desenvolvimento. De outro lado, é preciso que todos os colaboradores sejam informados e que tenham seu envolvimento estabelecido em todas as etapas de desenvolvimento.
Um bom sistema se implanta pela base com o comprometimento da alta direção, e esta base além de envolver as pessoas há de identificar os processos principais e seu pontos críticos. Existindo a necessidade primente de que a alta direção tenha clareza das filosofias e diretrizes organizacionais, para o sucesso do empreendimento.
A partir da clareza principalmente do negócio, missão e visão é que podemos identificar e definir o que é principal e o que é apoio, sendo que nunca devemos esquecer que toda a gestão é formatada para o atendimento das necessidades e satisfação das partes interessadas no negócio da organização.
Então, para definir o que é principal é preciso definir o que, em quanto processo interno, satisfaz as necessidades das partes interessadas. Sob esta ótica o que é principal é o que está diretamente ligado à necessidade dos sócios, dos colaboradores, dos clientes, dos fornecedores e da sociedade.
Todavia, maior esforço deve ser desprendido aos processos de gestão estratégica, financeiros, de gestão de pessoas, relacionamento com clientes, relacionamento com fornecedores e atendimento aos requisitos legais. Identificar nestes suas prioridades, inter-relações, gargalos e principalmente o que pode fazer com que o seu processo deixe de funcionar a contento.
O sucesso da sua gestão está no sucesso em identificar seus processos principais, dentro de um conceito moderno de gestão voltado ao atendimento das necessidades e satisfação das partes interessadas.